Porto de Itajaí recebe maior navio porta-carros do mundo em operação histórica.
- Matheus Vieira
- 29 de mai.
- 2 min de leitura

Uma nova marca para a logística brasileira
Na última quarta-feira (28), o Porto de Itajaí foi palco de um momento histórico: o navio BYD Shenzhen, o maior porta-carros do mundo, atracou trazendo mais de 7 mil veículos da montadora chinesa BYD. A operação representa a maior movimentação de automóveis já registrada no Brasil.
Com desembarque previsto para ocorrer 24 horas por dia, durante cinco dias, a operação reforça o papel estratégico de Itajaí no comércio exterior e na cadeia logística nacional.
Retomada da força operacional do porto
Para o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, o feito representa mais do que volume, é um sinal da reestruturação e do potencial da gestão atual:
“Finalmente chegou o grande navio da BYD, maior operação de veículos da história. Isso é um sinal da retomada do porto federalizado. O porto estava parado, e agora traz essa carga de grande valor agregado, que significa emprego, tributação, recolhimento de ISS. É um sinal dos novos tempos.”
— João Paulo Tavares Bastos, superintendente do Porto de Itajaí.
Impacto econômico e novas oportunidades
Além do impacto logístico, a operação movimenta a economia local e regional, gerando empregos temporários e permanentes, fomentando o transporte rodoviário e impulsionando a arrecadação do município.
Itajaí reforça, assim, sua posição como polo portuário competitivo, atraindo investimentos, operações de grande escala e se consolidando como uma das portas de entrada mais relevantes para o comércio exterior no Brasil.
A Remus no ritmo do futuro
A Remus Logistics acompanha de perto cada passo dessa movimentação. Com base estratégica em Itajaí, estamos conectados com o que há de mais relevante na logística nacional e global, prontos para oferecer soluções inteligentes e alinhadas com os novos tempos do setor.





Comentários